sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inscrições abertas para o III Colóquio InterArtes: Pesquisas em Estudos Culturais na AmazôniaPDFImprimirE-mail
Qui, 10 de Novembro de 2011 13:19

A cultura na Amazônia será o ponto de confluência de professores e alunos de diferentes cursos e universidade públicas e privadas durante o III Colóquio InterArtes promovido pelo Grupo de Estudos Culturais na Amazônia – GECA – do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA.

O evento tem o objetivo de integrar circuitos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento – como artes, antropologia, comunicação, história, museologia, educação, geografia e literatura –, possibilitando a formação de redes de colaboração de pesquisadores dos Estudos Culturais e Pensamento Pós-Colonial na Amazônia Paraense.

A cultura como campo de batalha tecida em ”linhas complexas da resistência e da aceitação, da recusa e da capitulação”, como Stwart Hall a definiu, estará em debate, e a(s) identidade(s) amazônica(s) – ribeirinha, urbana, quilombola, indígena – possivelmente será revista.

A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Wander Melo Miranda, diretor da Editora da UFMG, com o tema “Os estudos culturais e o saber contemporâneo”. Em seguida serão realizadas duas mesas redondas e à tarde acontecerão os seminários temáticos.

Para a Profa. Dra. Bene Martins, que coordena o evento juntamente com o Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco, “o Colóquio é um espaço para congregar pesquisadores, professores e alunos que vem se debruçando sobre temáticas do mundo Amazônico em diálogos com o campo dos Estudos Culturais e do Pensamento Pós-Colonial. A perspectiva é reunir e conhecer investigações desenvolvidas ou em desenvolvimento, visando futuros intercâmbios e publicações”.

Como uma das ações do Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, em sua terceira edição o Colóquio Interartes aceitará comunicações orais que serão publicadas nos anais do evento. Um desenvolvimento que demonstra o amadurecimento do ICA e do PPGArtes-UFPA, abrindo portas para mais discussões/diálogos e divulgação científica do que é produzido em nosso estado.

As inscrições, gratuitas, estão abertas e devem ser realizados através do e-mail geca.ufpa@gmail.com – basta enviar o nome completo, e os que desejarem apresentar seus trabalhos devem enviar seus resumos até o dia 15/11. Mais informações no blog do GECA: estudosculturais.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário