terça-feira, 29 de março de 2011

Produção Textual para a Cena

Neste momento, eu gostaria de falar sobre uma outra disciplina. A disciplina Produção Textual para a Cena.
Nesta disciplina, ministrada pelo professor Edson, o aluno aprende a como montar um roteiro, como fazer a leitura de peça dramatizada e até mesmo de narrar.
No primeiro dia de aula, nós aprendemos que, no Teatro, não existe uma maneira correta de narrar. O que existe é o jeito de narrar de cada um. Cada um conta uma história do seu jeito. Agora, se o que você narrou tem sentido, isso só os outros, os terceiros, poderão afirmar.
E independente da narração o ator deve estar sempre de prontidão. Nunca se sabe se ele vai precisar improvisar em algum gesto, fala ou movimento. E por falar em movimentos e falas, sempre que fomos escrever algo, nós podemos delirar, nós podemos escrever qualquer coisa, desde que esteja de acordo com a norma culta da nossa língua. E sempre que possível economizar na palavras e nos gestos.
E sempre que for escrever, devemos sempre ter em mente uma palavra-chave. Uma palavra que poderia resumir um texto em um instante. E a partir dessa palavra, nós poderemos chegar a uma ideia-chave, que nos ajudaria a refletir melhor, ter uma ideia melhor do texto. E isso pode estar implícito (da forma como o texto é lido) ou explícito (no conteúdo) de um texto.
Com a ajuda da palavra e da ideia-chave eu posso facilmente chegar na síntese, no resumo das ideias principais do texto.
Nós também aprendemos sobre a coerência e a incoerência. Casos muito comuns em nossos texto e que nós devemos estar com os olhos atentos para não causarmos um incoerência em nossos textos.
A coisa começa assim, em uma hora você está escrevendo o seu texto sobre um tema "x" e de repente termina o seu texto falando sobre um tema "y". Temas totalmente diferentes.
Isso ocorre muito por que na maioria das vezes queremos apenas citar algo, mas esse algo acaba tomando conta de todo o texto. Para evitar isso, o texto deve ter um elo conceitual entre suas partes, ou seja, um texto pode ter citações desde que bem posicionadas e controladas e um texto deve ter principalmente um SENTIDO!
E para ajudar, um texto pode ser escrito de três maneiras:
1- Associação: de palavras-chave com outras palavras;
2- Identidade: tentar buscar a identidade da palavra-chave, ou seja, buscar o sentido da palavra-chave;
3- Oposição: apresenta algo, faz uma oposição (sem ser incoerente) e conclui.

E no momento de ler esses textos, principalmente os dramáticos, é sempre bom treinar as famosas pausas dramáticas. Pois elas dão um sentido melhor ao texto. E o ponto principal não é você decorar um texto, mas sim saber usar as entonações certas nos momentos certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário