quinta-feira, 19 de maio de 2011

DCE realiza seminários para apresentação de propostas culturais e de gestão


Qui, 19 de Maio de 2011 13:45

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nos próximos dias, dois seminários no Campus Universitário de Belém. O primeiro deles é o Seminário de Cultura, o qual será realizado nos dias 19 e 20, no Auditório do Ateliê de Artes. Em seguida, no dia 21, acontece o Seminário de Gestão no espaço recreativo do Vadião.

O Seminário de Cultura, que abre o ciclo de debates, tem por objetivo promover discussões referentes à produção artístico-cultural da UFPA. “Procuraremos debater a pauta cultural da Universidade. Neste sentido, a intenção é propor a expansão dessa agenda, contemplando, na medida do possível, as várias formas de manifestação artística, como a música, a literatura, as artes plásticas, o cinema, o teatro e a dança”, diz o diretor de Cultura do DCE, Jorge Martins.

Público-Alvo – A coordenação do DCE espera, para o Seminário dos dias 19 e 20, a participação de representantes dos Centros Acadêmicos (CA) e de coletivos de cultura da UFPA, da capital e do interior. Na abertura, o público terá a presença do professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade, Ernani Chaves. Além disso, Jorge Martins ressalta que qualquer discente ou servidor do Campus poderá se fazer presente – já que o evento é aberto a todos e emitirá certificado com carga horária de extensão –, inclusive fazendo intervenção, apontando problemas e apresentando pospostas, no que tange à agenda artística da UFPA.

Ainda dentro da programação, na tarde do dia 20, haverá um espaço especial de discussão sobre o Vadião, localizado no Campus Básico da Universidade, onde são realizados os tradicionais forrós, todas as quintas e sextas-feiras. Nesta reunião, de acordo com Jorge Martins, será debatido, entre outras questões, a segurança das festas. Por isso estará presente o diretor de Segurança da UFPA, Paulo Sette Câmara, para quem serão apontadas demandas e propostas para a melhoria da segurança no espaço, em dias de forró.

Seminário de Gestão – Após a discussão da pauta cultural, será realizado o Seminário de Gestão. Neste espaço, o DCE pretende promover um amplo debate com os presentes (o mesmo público-alvo do Seminário de Cultura, excetuando o professor Ernani Chaves), a fim de serem apresentadas propostas de melhorias dos serviços oferecidos na Universidade aos estudantes.

De acordo com o estudante da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) e coordenador geral do DCE, Rafael Saldanha, essas propostas estão diretamente relacionadas ao cotidiano dos universitários, tanto os do Campus de Belém, como os do interior, o que influencia no desempenho acadêmico deles. “No Seminário de Gestão, vamos traçar planos e metas para atender às demandas dos universitários. Entre elas, a luta histórica dos discentes pela expansão da moradia estudantil. Outra solicitação comum a ser bastante discutida é a quantidade de Restaurantes Universitários, os quais, inclusive, existem apenas na capital, deixando os alunos dos campi da UFPA sem esse serviço”, afirma Rafael Saldanha.

Outra reivindicação antiga dos estudantes a ser destacada no Seminário, segundo o coordenador geral do DCE, é a necessidade da construção de creches universitárias sentida pelas discentes que são mães. Muitas dessas alunas, de acordo com Rafael Saldanha, não têm com quem deixar os seus filhos e precisam, automaticamente, trazê-los para a Universidade; porém, conforme ressalta o estudante da FALEM, essas mães sentem muita dificuldade para assistir às aulas e, concomitantemente, cuidar dos filhos.

Todas as discussões e os debates realizados tanto no Seminário de Cultura, como no Seminário de Gestão, bem como as propostas apresentadas neles “serão sistematizados pelo DCE e levados ao Conselho de Entidades de Base, instância de deliberação dos Centros Acadêmicos, para aprovação. O produto final dos seminários terá publicação especial para ser apresentada à comunidade e servirá de base para a atuação do DCE em 2011”, finaliza Rafael Saldanha.

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fonte: Portal UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário