sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seminário aborda dramaturgia amazônida




A dramaturgia surgiu na Grécia antiga como a arte de produzir textos para atuação em cena. Vários textos da antiguidade, originalmente dramatúrgicos, tornaram-se clássicos da literatura ocidental e até referências para a psicologia. É o caso de Édipo rei, tragédia escrita por Sófocles em 427 a.C e que foi largamente estudada pela psicanálise. Com o tempo, o texto dramatúrgico deixou de ser exclusivo do teatro e se tornou presente no cinema, no rádio, na televisão e em todas as artes cênicas.

Atualmente, o estudo das dramaturgias também se configura como um importante campo de pesquisa nas Artes Cênicas, tanto no estudo da sua

Stergmann começou a escrever com apenas história, como nas suas dinâmicas contemporâneas. Na região amazônica, em especial, existe uma vasta produção de material dramatúrgico ainda pouco estudado.

É no sentido de movimentar a pesquisa na área que o projeto Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de acervo damatúrgico, coordenado pela professora doutora Bene Martins, realiza o II Seminário de Dramaturgia Amazônica. “O evento tem o objetivo de promover encontro de dramaturgos amazônidas, de divulgar suas produções e também de oportunizar aos estudantes e profissionais das artes cênicas momentos de trocas de experiências sobre o escrever ou adaptar textos literários para a cena.”, informa a professora.

Homenagem

No I Seminário, que aconteceu em maio de 2010, o dramaturgo paraense Nazareno Tourinho foi o convidado especial do evento. Nessa edição, a homenagem é para Ramon Stergmann, que já teve mais de 18 trabalhos premiados, entre eles, a conhecida obra Ver de Ver-o-Pêso.

13 anos, trabalhando inicialmente com poemas e contos. Durante a adolescência, teve contato com as artes cênicas por meio do Teatro Operário do Sesi, na época dirigido por Cláudio Barradas. Ao longo da sua vida, Ramon, além de dramaturgo, já atuou como poeta, artista plástico, acadêmico entre outras atividades artísticas e jornalísticas.

O evento, que acontece de 16 a 18 de maio, ainda conta com a presença de palestrantes do Amazonas e de São Paulo. As inscrições para o seminário acontecem na Secretaria Acadêmica da Escola de Teatro e Dança da UFPA, no período de 12 de abril a 10 de maio.

Essa edição do Seminário recebeu o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), do Teatro Universitário Cláudio Barradas, da Escola de Teatro e Dança, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP-CAPES), do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e da Fox Vídeo, além da equipe organizadora do Seminário.

Serviço

II Seminário de Dramaturgia Amazônica

Período: 16 a 18 de maio de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário