Depois dos breves comentários, partimos para aula começando com a:
- TEORIA DOS GÊNEROS:
- Platão estabelece a distinção sobre o modo como os fatos são transmitidos:
- Exposição pura e simples: ditirambos>> hinos que eram entoados em homenagem ao deus Dionísio
- Por imitação: tragédia e comédia
- Epopeia
- Aristóteles:
- Acreditava em várias maneiras literárias de imitar a natureza. Que poderia ser na dança, na pintura, na escrita, na encenação, etc.
- Dramática: movimentação, ação dos personagens. É uma obra em que os personagens dialogam entre si. Não há presença de narrador. Você tem noção da trama pela fala das personagens envolvidas. E a ação, acontece no presente da trama, podendo tratar de um assunto do cotidiano ou um assunto passado.
- Lírico: uma voz central que exprime seu próprio estado de alma. Uma dramaturgia de menor extensão. Na obra lírica não há relação/oposição entre as personagens.
- Épica: narrador apresenta os personagens envolvidos em situações e eventos. Possui uma extensão maior. No épico, as personagens interagem entre si, mas com a presença do narrador.
- Os gêneros podem coexistir em uma peça.
- Significado dos gêneros:
- Lírico:
- Intensidade expressiva do eu;
- Ausência de relação/oposição entre o sujeito e o objeto;
- Numa obra lírica, o personagem é tão exaltado que não é preciso de muito para entender uma obra lírica.
- A obra lírica trata apenas de um personagem;
- Musicalidade nas palavras;
- Épico:
- O narrador não vive os fatos;
- Conta uma história. Narra;
- Relação entre sujeito e objeto;
- Sempre falando de alguém. O narrador não se põe no lugar. Ele conta a história de alguém para alguém;
- Sem musicalidade nas palavras;
- Dramático:
- O monólogo pertence ao dramático, pois mesmo que não tenha relação entre os personagens, pode haver relação com o público;
- Relação do sujeito com o objeto;
- Não há narrador;
- Literatura dramática pode tratar tanto de assunto do cotidiano quanto de um assunto passado;
- Hegel afirma que o dramático sintetiza a epopeia (épico) e o lírico, tornando-se superior a ambos os gêneros;
- Os personagens agem como se aquilo fosse o presente;
- Como não existe narrador, ele terá o trabalho do diretor.
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